Sabemos que é muito comum o quadro clínico de vários tipos de alopecia, masculina e feminina, na população. Quando a área calva, que é progressiva, começa a incomodar, muitas pessoas não sabem o melhor tratamento a ser feito. Por vezes recorrem a alternativas não ideais, sem o acompanhamento devido, ou buscam a orientação de profissionais não especializados, ocasionando em resultados pouco efetivos, além de efeitos colaterais indesejáveis. Além disso, a perda de tempo favorece a perda de folículos. Lembre-se: tempo é cabelo!

Mas qual será o momento correto para se começar um tratamento e qual é a melhor opção? E o transplante capilar, quando devo fazer? – Essas e muitas outras dúvidas pairam sobre o pensamento daqueles que estão desconfortáveis com a queda capilar, quando a baixa autoestima pode parecer algo incontornável.

O passo inicial, aos primeiros sinais de queda dos cabelos, é procurar um médico especialista em tricologia. É importante saber se o profissional é qualificado, buscar referências, para então seguir com a consulta. Neste momento inicial, o especialista vai investigar as causas e avaliar o tipo de calvície, bem como entender o histórico físico e emocional do paciente. A partir de um diagnóstico assertivo, alinhado à particularidade do paciente, o médico poderá prescrever tratamentos de uso oral, tópico, ou até mesmo de infusão, conforme o caso.

Aqui na Augustus Clinique você conta com tratamentos como: PRP, MMP, Microagulhamento, Intradermoterapia, Lavieen Capilar, Micropigmentação, Led Terapia, entre outros (confira as técnicas e conheça cada tratamento na nossa sessão de Restauração Capilar).

Paralelamente ou posteriormente ao tratamento, poderá ser indicado um transplante capilar, conforme a necessidade. O padrão de cirurgia feita na Augustus Clinique, pelo Dr. Luiz Augusto e sua equipe, é a técnica FUE, Follicular Unit Extraction, que extrai folículo a folículo da área doadora da cabeça, sem deixar marcas ou cicatrizes. Tal procedimento é muito utilizado para cirurgias de cabeça, barba e sobrancelha, com muito sucesso tanto em homens, como em mulheres.

A cirurgia é muito tranquila, minimamente invasiva, com um pós-operatório que possibilita o retorno às atividades normais nos dias subsequentes. As recomendações de segurança pós-cirúrgica e proibições são bem pequenas e temporárias, totalmente compatíveis com a maior parte dos tipos de trabalho e dinâmica social que os pacientes relatam.

O conhecimento técnico e a experiência dos médicos são fundamentais para o sucesso da cirurgia. O Dr. Luiz Augusto é hoje autoridade no assunto e referência em transplantes capilares de alta densidade e naturalidade. Ele tem anos de experiência, operou milhares de pacientes e desenvolveu uma metodologia própria, aprimorada a partir de suas especializações realizadas em Israel e Turquia, além de vários outros cursos pelo mundo.

Infelizmente vemos hoje no mercado uma “popularização” da cirurgia, no que tange ao modo de fazer, o que tem demonstrado resultados questionáveis. Na Augustus Clinique você encontra segurança em primeiro lugar. Nossas cirurgias são acompanhadas 100% do tempo por um médico anestesista. Além disso, contamos com um médico que participa de todas as partes fundamentais do processo. 

Um fato muito importante em relação ao transplante capilar é que a área doadora é um recurso limitado, existindo um número máximo de folículos que é possível extrair ao longo da vida, já que o folículo retirado não mais nascerá nessa área doadora, apenas na área receptora.

Garantimos a retirada adequada dos folículos, preservando a área doadora e mantendo sua integridade. Na fase das incisões, a anatomia da cabeça do paciente é respeitada e o médico considera a direção e orientação do nascimento dos fios, o que traz naturalidade à implantação, sem o risco de ficar com aspecto “cabelo de boneca” ou desordenado, quando do seu nascimento definitivo. A separação dos folículos por quantidade de fios também é fundamental para que a hair line (linha de implantação capilar – linha de início do cabelo) e a coroa fiquem coerentes com volume adequado.

É importante que você saiba que a sua cirurgia será iniciada com um alinhamento criterioso de expectativas, conforme as possibilidades da área doadora e da necessidade da área calva. Será feita uma análise de visagismo adequada ao formato do seu rosto e também será exposta a média da quantidade a ser transplantada – sempre a maior possível, garantindo a maior densidade.